Meu trabalho e eu

O princípio da troca justa entre empresa e consumidores

Posted on: 26/02/2010

Submitted by http://kgsulivan.tumblr.com/

Certa vez estava conversando com o dono de uma agência de publicidade muito bacaninha e ele me disse que nos trabalhos que desenvolvia sempre pensava no princípio da troca justa: ao interromper os consumidores para lhes apresentar produtos ele sabia que precisava oferecer informações que fossem importantes para eles, dessa forma todos ganhavam, pois os dois lados tinham interesse no resultado.

Lembro disso até hoje, essa idéia fez muito sentindo no contexto que ele colocou. Bom, na semana passada tive um outro ótimo exemplo do significado deste princípio quando a Natura me convidou para mais um encontro.

Desde e o ano passado participo de atividades que a Natura realiza para promover o engajamento de diversos stakeholders entre eles os consumidores, dos quais sou uma das representantes. São workshops que duram o dia todo em que discutimos diversos pontos sobre o planejamento estrátégico da Natura, atuação social, produtos entre outros assuntos.

Eu já participei de 3 e sempre ao final dos encontros ganhamos vários produtos (adoroooooo essa parte). Mas, a Nautura sempre inventa umas surpresinhas, no final do ano recebemos um kit muito fino de produtos da linha Pitanga em casa e agora veio o melhor de todos, fomos convidados a participar de um “Circulo Reflexivo em Biologia Cultural” com ninguém menos que Humberto Maturana e Ximena Dávila. Desde que me entendo por gente queria uma oportunidade de conhecer esses dois, principalmente o Maturana.

Pra mim, este convite não tem preço, serão dois dias de atividades em conversas orientadas por eles, vou dar uma corridinha para terminar o A Árvore do Conhecimento, livro do Maturana que tô enrolando, pra ver se até lá consigo engatar no Habitar Humano: Em Seis Ensaios de Biologia-Cultural que, segundo meus amigos é o melhor dele.

Bom gente, esse evento é só pra convidados, que coisa fina, mas eu postarei todos os detalhes aqui. A Natura arrasa sempre, não tem pra ninguém, isso sim é que é troca mais que justa!

Para conhecer o trabalho deles clique aqui: Maturana e Ximena

Para saber o que são Círculos Reflexivos clique aqui: CR

Nane =)

Deixe um comentário